{{selected.section != 'menu' ? 'menu' : 'clear'}}

Sobre

História

A FLICAR surgiu no ano de 2017, quando da sua primeira edição, como um desdobramento de um Projeto Literário denominado POETIZAR, organizado pela então gestora da E. E. Joaquim Afonso Rodrigues, a professora e escritora Júnia Paixão.

Com o grande crescimento na participação de alunos e membros da comunidade de Carmo da Mata, no projeto POETIZAR, nasceu a ideia, dentro da escola, de um evento literário que pudesse contar com a participação de escritores, com o intuito de aproximar os alunos e toda a comunidade dos livros, da literatura e de diversas manifestações artísticas.

Sempre homenageando figuras de destaque no município de Carmo da Mata, dando visibilidade aos autores locais e regionais, a FLICAR, desde a primeira edição, contou com o apoio da Câmara Mineira do Livro, da Prefeitura de Carmo da Mata, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento acontece em um final de semana, geralmente no início do mês de maio ou final de abril, na praça central da cidade e na sede social do clube local. Reunimos autores, expositores e livreiros, editoras, contadores de histórias, companhias de teatro, músicos e fazemos diversas atividades como rodas de conversas, lançamentos de livros, bate-papos com escritores, dentre outras. O livro é sempre a estrela principal e os alunos são os protagonistas, mestres de cerimônias, mediadores de conversa, entrevistadores. O evento é sempre aberto ao público, com todas as atividades gratuitas.

A primeira edição da FLICAR – Festa Literária de Carmo da Mata, aconteceu nos dias 12 e 13 de maio de 2017. A segunda edição foi realizada de 04 a 06 de maio de 2018 e a terceira de 26 a 28 de abril de 2019. A edição de 2020, apesar de já organizada, teve de ser suspensa em razão da Pandemia do novo Coronavírus.

No ano de 2019, a FLICAR – Festa Literária de Carmo da Mata, foi reconhecida como evento oficial do Município de Carmo da Mata, através da publicação do decreto nº 2.533 de 04/02/2019.

Objetivos

Os objetivos que nortearam a criação e manutenção do evento, foram:

  •  Colocar a Literatura em destaque na cidade de Carmo da Mata;
  • Aproximar os jovens do livro e de autores, desmistificando a figura do escritor e incentivando a produção literária entre os mais novos;
  • Oferecer variada programação cultural aos residentes em Carmo da Mata/MG;
  • Valorizar os destaques do município, através de homenagens aos cidadãos que contribuíram para a produção literária, histórica e jornalística da cidade;
  • Proporcionar aos alunos da E. E. Joaquim Afonso Rodrigues, a possibilidade de vivenciarem a literatura e mostrar suas manifestações literárias e artísticas, através do lançamento da Antologia Poética produzida pela escola, do Sarau Poetizar, no qual os alunos se apresentam e no convívio próximo com diversos autores e artistas, promovendo uma expansão cultural;
  • Colocar o município de Carmo da Mata no circuito literário do Estado de Minas Gerais;
  • Promover o turismo cultural no município de Carmo da Mata, associando o nome da cidade à produção literária e artística
  • Formar leitores.

Organizadores

A FLICAR é organizada pela professora e escritora Júnia Paixão, juntamente com servidores da Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues. A realização é apoiada por empresas locais, através de parcerias e patrocínios e pela Prefeitura Municipal de Carmo da Mata.

Festa Literária de Carmo da Mata © 2021
Todos os direitos reservados